Em 1897, iniciou o processo de colonização da cidade de Ibirama, com a criação da Sociedade Colonizadora Hanseática, em Hamburgo, na Alemanha. O objetivo principal da sociedade era a colonização “das terras devolutas dos vales dos rios
Hercílio e Itapocu, concedidas pelo Governo de Santa Catarina” (IBIRAMA, 2022).
A sede da colônia foi estabelecida na confluência dos rios Itajaí-Açu e Itajaí do Norte, e recebeu o nome “Hansa-Hamonia”. A partir de 1899 as famílias colonizadoras começaram a se instalar na colônia, com dedicação “à agricultura e pecuária. Em pouco tempo, foram surgindo pequenas, porém promissoras atividades industriais” (IBIRAMA, 2022).
A colônia passou a ser reconhecida como município em 1934, com o nome alterado para Ibirama, em língua indígena: Ibi significa terra, Rama significa abundância/fatura, portanto, “terra da fartura” ou “terra da abundância” (IBIRAMA, 2022).
Conforme dados disponíveis no portal do IBGE (2021), Ibirama possui população estimada em 19.238 habitantes, explora como principais atividades econômicas: a agricultura; o comércio; a confecção de têxteis; pequenas e médias empresas e o setor moveleiro.
Quanto à educação, a cidade possui 2.641 estudantes matriculados no ensino fundamental, atendidos por 9 escolas e 807 estudantes matriculados no ensino médio, atendidos por 4 escolas, uma delas o IFC Ibirama (IBGE, 2021).
1909 – O Decreto nº 7.566/1909, instituiu as Escolas de Aprendizes Artífices (EAA) distribuídas por dezenove estados brasileiros.
1930 – Durante a revolução industrial, as EAA são transformadas em Liceus, pela Lei nº 378/1937.
1942 – O Decreto-Lei nº 4.127/1942 transforma os Liceus em Escolas Industriais e Técnicas (EITs), equiparando a oferta do ensino profissional e técnico ao nível médio.
1959 – A Lei nº 3.552/1959 institui as Escolas Técnicas Federais (ETFs) como autarquias a partir das EITs mantidas pelo Governo Federal.
1961 – A Lei nº 4.024/1961, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), permite a equivalência ao nível médio aos concluintes de cursos de educação profissional, permitindo a continuidade de estudos no nível superior.
1967 – O Decreto nº 60.731/1967, transfere do Ministério da Agricultura, as Fazendas Modelos para o Ministério da Educação e Cultura, sob a denominação de Escolas Agrícolas Federais (EAFs).
1978 – A Lei nº 6.545/1978 transforma três ETFs em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs).
1994 – A Lei nº 8.948/1994 institui o Sistema Nacional de Educação Tecnológica, permitindo que as ETFs e as EAFs sejam transformadas em CEFETs.
2005 – A Lei nº 11.195/2005, autoriza a expansão da oferta de educação profissional, momento em que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC cria o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. O objetivo do plano era “melhorar a distribuição espacial e cobertura das instituições de ensino e, consequentemente, ampliar o acesso da população à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país” (BRASIL, 2018a). Projetou-se ainda a implantação de novas unidades de ensino, para os anos de 2006 e 2007, “distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal, contemplando 150 municípios diferentes” (BRASIL, 2018b).
2008 – A Lei nº 11.892/2008, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
A Lei nº 11.892/2008 foi responsável pela criação do Instituto Federal Catarinense, com a fusão das Escolas Agrotécnicas Federais de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, juntamente com a Unidade Descentralizada de Videira e os Colégios Agrícolas de Camboriú e Araquari, então vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (IFC, 2018).
1959 – Araquari inicia as atividades como Escola de Iniciação Agrícola Senador Gomes de Oliveira, posteriormente denominado Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira.
1962 – Camboriú inicia as atividades como Colégio Agrícola de Camboriú.
1965 – Concórdia inicia as atividades como Ginásio Agrícola, posteriormente denominada Escola Agrotécnica Federal de Concórdia.
1994 – Santa Rosa do Sul inicia as atividades como Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.
1995 – Rio do Sul inicia as atividades como Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul.
2006 – Videira inicia as atividades como Unidade Descentralizada, vinculada à EAF de Concórdia
2008 – Campus Avançado de Sombrio inicia as atividades como Núcleo Avançado de Sombrio, posteriormente denominada Unidade Urbana de Sombrio, vinculada à EAF de Sombrio.
2009 – Reitoria inicia as atividades, na cidade de Blumenau.
2009 – Campus Avançado Abelardo Luz inicia as atividades como Polo de Abelardo Luz do Campus Concórdia.
2010 – Ibirama inicia as atividades como Núcleo Avançado de Ibirama, vinculado ao Campus Rio do Sul, posteriormente denominado Campus Avançado de Ibirama, vinculado à Reitoria.
2010 – Luzerna inicia as atividades como Campus Avançado de Luzerna, vinculado ao Campus Videira.
2010 – São Francisco do Sul inicia as atividades como Campus Avançado de São Francisco do Sul, vinculado ao Campus Araquari.
2012 – Fraiburgo inicia as atividades como Campus Avançado de Fraiburgo, vinculado ao Campus Videira.
2012 – Blumenau inicia as atividades como Campus Avançado de Blumenau, vinculado à Reitoria.
2014 – Brusque inicia as atividades.
2016 – São Bento do Sul inicia as atividades.
A criação do IFC em Ibirama se deu com a doação, pela Prefeitura Municipal, de um terreno contendo um prédio escolar do antigo Colégio Hamônia, que ofertava educação da rede privada.
Em fevereiro de 2010 é inaugurado o Núcleo Avançado Ibirama do IFC, com início das atividades pedagógicas no segundo semestre do mesmo ano. Ofertando o Curso Técnico em Informática nas modalidades subsequente e integrado ao ensino médio. A unidade esteve vinculada ao IFC Rio do Sul até 04 fevereiro de 2011, quando passou a ser chamada de Campus Avançado de Ibirama com gestão pela Reitoria (IFC IBIRAMA, 2017).
Ainda em 2011 Iniciou a oferta dos Cursos Técnicos em Eletromecânica e Vestuário, ambos na modalidade integrada ao ensino médio. Em abril de 2013 recebeu a autonomia e como ação comemorativa foi depositada a cápsula do tempo, prevista para ser aberta em 2023.Em 2014 iniciou a oferta do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. No ano de 2016 teve início a oferta do Curso de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade e o Curso PROEJA em Administração Comercial. E a verticalização dos cursos da área têxtil ocorreu em 2017, com a oferta do Curso de Pós-Graduação em Moda. Como ação de socialização das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFC Ibirama, desde 2012 é realizada a Feira do Conhecimento (IFC IBIRAMA, 2017).
Atualmente são ofertados três cursos técnicos integrados ao ensino médio, um curso superior de tecnologia e dois cursos de pós-graduação lato sensu.
Por Flávia Regina Back, 2022 | Todos os direitos reservados. Política de privacidade