História IFC Ibirama

Apresentação

Em 1897, iniciou o processo de colonização da cidade de Ibirama, com a criação da Sociedade Colonizadora Hanseática, em Hamburgo, na Alemanha. O objetivo principal da sociedade era a colonização “das terras devolutas dos vales dos rios

Hercílio e Itapocu, concedidas pelo Governo de Santa Catarina” (IBIRAMA, 2022).

A sede da colônia foi estabelecida na confluência dos rios Itajaí-Açu e Itajaí do Norte, e recebeu o nome “Hansa-Hamonia”. A partir de 1899 as famílias colonizadoras começaram a se instalar na colônia, com dedicação “à agricultura e pecuária. Em pouco tempo, foram surgindo pequenas, porém promissoras atividades industriais” (IBIRAMA, 2022). 

 

A colônia passou a ser reconhecida como município em 1934, com o nome alterado para Ibirama, em língua indígena: Ibi significa terra, Rama significa abundância/fatura, portanto, “terra da fartura” ou “terra da abundância” (IBIRAMA, 2022).

 

Conforme dados disponíveis no portal do IBGE (2021), Ibirama possui população estimada em 19.238 habitantes, explora como principais atividades econômicas: a agricultura; o comércio; a confecção de têxteis; pequenas e médias empresas e o setor moveleiro. 

Quanto à educação, a cidade possui 2.641 estudantes matriculados no ensino fundamental, atendidos por 9 escolas e 807 estudantes matriculados no ensino médio, atendidos por 4 escolas, uma delas o IFC Ibirama (IBGE, 2021).

Educação profissional no Brasil

Nesta pesquisa a apresentação da educação profissional ocorre do início do século XX até a atualidade. Esta demarcação deriva do contexto imediato da criação de uma rede federal de ensino profissional em 1909 até próximo a implantação do campus objeto desta pesquisa.

1909 – O Decreto nº 7.566/1909, instituiu as Escolas de Aprendizes Artífices (EAA) distribuídas por dezenove estados brasileiros.

1930 – Durante a revolução industrial, as EAA são transformadas em Liceus, pela Lei nº 378/1937.

1942 – O Decreto-Lei nº 4.127/1942 transforma os Liceus em Escolas Industriais e Técnicas (EITs), equiparando a oferta do ensino profissional e técnico ao nível médio.

1959 – A Lei nº 3.552/1959 institui as Escolas Técnicas Federais (ETFs) como autarquias a partir das EITs mantidas pelo Governo Federal.

1961 – A Lei nº 4.024/1961, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), permite a equivalência ao nível médio aos concluintes de cursos de educação profissional, permitindo a continuidade de estudos no nível superior.

1967 – O Decreto nº 60.731/1967, transfere do Ministério da Agricultura, as Fazendas Modelos  para o Ministério da Educação e Cultura, sob a denominação de Escolas Agrícolas Federais (EAFs).

1978 – A Lei nº 6.545/1978 transforma três ETFs em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs).

1994 – A Lei nº 8.948/1994 institui o Sistema Nacional de Educação Tecnológica, permitindo que as ETFs e as EAFs sejam transformadas em CEFETs.

2005 – A Lei nº 11.195/2005, autoriza a expansão da oferta de educação profissional, momento em que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC cria o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. O objetivo do plano era “melhorar a distribuição espacial e cobertura das instituições de ensino e, consequentemente, ampliar o acesso da população à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país” (BRASIL, 2018a). Projetou-se ainda a implantação de novas unidades de ensino, para os anos de 2006 e 2007, “distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal, contemplando 150 municípios diferentes” (BRASIL, 2018b).

2008 – A Lei nº 11.892/2008, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). 

IFC e criação campus Ibirama

A Lei nº 11.892/2008 foi responsável pela criação do Instituto Federal Catarinense, com a fusão das Escolas Agrotécnicas Federais de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, juntamente com a Unidade Descentralizada de Videira e os Colégios Agrícolas de Camboriú e Araquari, então vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (IFC, 2018).

1959 – Araquari inicia as atividades como Escola de Iniciação Agrícola Senador Gomes de Oliveira, posteriormente denominado Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira.

1962 – Camboriú inicia as atividades como Colégio Agrícola de Camboriú.

1965 – Concórdia inicia as atividades como Ginásio Agrícola, posteriormente denominada Escola Agrotécnica Federal de Concórdia.

1994 – Santa Rosa do Sul inicia as atividades como Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.

1995 – Rio do Sul inicia as atividades como Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul.

2006 – Videira inicia as atividades como Unidade Descentralizada, vinculada à EAF de Concórdia

2008Campus Avançado de Sombrio inicia as atividades como Núcleo Avançado de Sombrio, posteriormente denominada Unidade Urbana de Sombrio, vinculada à EAF de Sombrio.

2009 – Reitoria inicia as atividades, na cidade de Blumenau.

2009Campus Avançado Abelardo Luz inicia as atividades como Polo de Abelardo Luz do Campus Concórdia.

2010Ibirama inicia as atividades como Núcleo Avançado de Ibirama, vinculado ao Campus Rio do Sul,  posteriormente denominado Campus Avançado de Ibirama, vinculado à Reitoria.

2010 – Luzerna inicia as atividades como Campus Avançado de Luzerna, vinculado ao Campus Videira.

2010 – São Francisco do Sul inicia as atividades como Campus Avançado de São Francisco do Sul, vinculado ao Campus Araquari.

2012 – Fraiburgo inicia as atividades como Campus Avançado de Fraiburgo, vinculado ao Campus Videira.

2012 – Blumenau inicia as atividades como Campus Avançado de Blumenau, vinculado à Reitoria.

2014 – Brusque inicia as atividades.

2016 – São Bento do Sul inicia as atividades.

A criação do IFC em Ibirama se deu com a doação, pela Prefeitura Municipal, de um terreno contendo um prédio escolar do antigo Colégio Hamônia, que ofertava educação da rede privada.

Em fevereiro de 2010 é inaugurado o Núcleo Avançado Ibirama do IFC, com início das atividades pedagógicas no segundo semestre do mesmo ano. Ofertando o Curso Técnico em Informática nas modalidades subsequente e integrado ao ensino médio. A unidade esteve vinculada ao IFC Rio do Sul até 04 fevereiro de 2011, quando passou a ser chamada de Campus Avançado de Ibirama com gestão pela Reitoria (IFC IBIRAMA, 2017).

Ainda em 2011 Iniciou a oferta dos Cursos Técnicos em Eletromecânica e Vestuário, ambos na modalidade integrada ao ensino médio. Em abril de 2013 recebeu a autonomia e como ação comemorativa foi depositada a cápsula do tempo, prevista para ser aberta em 2023.Em 2014 iniciou a oferta do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. No ano de 2016 teve início a oferta do Curso de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade e o Curso PROEJA em Administração Comercial. E a verticalização dos cursos da área têxtil ocorreu em 2017, com a oferta do Curso de Pós-Graduação em Moda. Como ação de socialização das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFC Ibirama, desde 2012 é realizada a Feira do Conhecimento (IFC IBIRAMA, 2017).

Cursos oferecidos

Atualmente são ofertados três cursos técnicos integrados ao ensino médio, um curso superior de tecnologia e dois cursos de pós-graduação lato sensu.

Cursos Técnicos Integrados
ao Ensino Médio:

Curso Superior de Tecnologia:

Cursos de Pós-graduação
lato sensu:

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